2009-04-12

Rouquidão, Afonia. Cipreste

Rouquidão, Afonia. Cipreste

Para tratar a rouquidão ou a afonia, (e também para melhorar a voz de quem canta) os tratamentos tradicionais, (com REMÉDIOS CASEIROS que são os mais eficientes), fazem-se com erísimo, matricária (camomila), com chá de perpétuas roxas, chá de Agrimónia ou com chá de casca de cebola, entre outros. Porém, o tratamento mais eficiente (e rápido) que conheço para a rouquidão e afonia (ou para “afinar a voz”) é o CIPRESTE. O seu efeito nota-se em pouco tempo, sobretudo na rouquidão ou afonia.


O Cipreste, também conhecido como acipreste, ciprés (castelhano), ou Cupresus Sempervirens, a árvore que se vê nas fotos deste texto, é muito comum e fácil de usar.
Os melhores efeitos conseguem-se com a essência (óleo essencial), mas a tintura também resulta muito bem
(Eu até desconfio que é um bom tratamento para o ressonar...)

Como preparar uma tintura:
Colhem-se uns galhos ou as pinhas de Cipreste , lavam-se e colocam-se dentro dum frasco. Cobrem-se com álcool etílico ou com qualquer bebida muito alcoólica: aguardente, cachaça, rum, brandy, etc.
A tintura está pronta para ser usada no dia seguinte, mas fica mais eficaz, mais tintura, passados vários dias. Guarda-se assim mesmo e dura anos.
Para a rouquidão ou afonia tomam-se 5 ou 6 gotas desta tintura numa colher de sopa com água, sumo ou chá, quando necessário. Em pouco tempo, horas, no máximo, nota-se a diferença (uma grande diferença).
Pode-se repetir o tratamento duas ou três vezes ao dia.

Para "cuidar" a voz de quem canta e para os problemas de garganta também se usa:
Para a Garganta: Gengibre com mel.
Eis uma receitinha boa para "abrir" a garganta, principalmente nos dias frios:
cortar gengibre bem fininho (em pedacinhos pequenininhos) e colocar num frasco de vidro. A seguir cobre-se todo o gengibre com mel. Com o passar dos dias, esta mistura fermenta e faz milagres a cuidar da garganta!


Voltemos ao Cipreste e às suas propriedades como remédio caseiro (copiado DAQUI):
Pelo seu conteúdo em taninos posssui propriedades adstringentes, antidiarreicas, vasoconstrictoras, antihemorrágicas.
É tónico venoso, protector dos capilares (leucoantocianinas, catecol, taninos), antihemorroidal (leucoantocianinas, taninos catéquicos, tuyona).
O catecol confere-lhe acção antiinfecciosa das vías respiratorias, antipirética, antitussígena (ou antitíssica), antiespasmódica, inhibidora do parassimpático e certa actividade estrogénica.
Os rebentos tenros possuem 0,2% de essência rica en pineno, canfeno, terpineol e cedrol que lhe proporcionam acção antiespasmódica.
Usa-se en trastornos venosos como hemorroidas, varizes, metrorragias, menopausa, etc.
Também se utiliza, com êxito, em transtornos de próstata e em enuresis



«»«»«»«»
APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
»»»»»»

65 comentários:

  1. Por favor..
    Eu gostaria de saber se eu posso tomar o oleo essencial de Cipreste?
    e como tomo?

    ResponderEliminar
  2. Pode tomar o óleo essencial de cipreste. Suponho que seja para afonia ou rouquidão mas, mesmo que não seja não faz diferença. Roma 3 a 5 gotas 2 a 3 vezes ao dia, de acordo com as necessidades; isto é: se melhora deixa de tomar ou reduz a dose; p. ex. toma menos vezes ao dia.

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de saber qual é o tipo de Cipreste utilizado para disfonia e/ou afonia.
    obrigada!

    ResponderEliminar
  4. como usar o cipreste no tratamento das hemorroidas? e tenhom uma filha de 9 anos que é cantora ela pode tomar o cipreste para a rouquidão e afonia?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo de 18/04, 22:03
    Já respondi ao seu comentário. Não percebo o que se passou pra não estar publicado.

    No segundo parágrafo do texto tem link para um artigo que mostra várias imagens de cipreste. Acho que se percebe bem. Acredito que haja outros tipos de cipreste que possam ser usados. Eu uso esse: Cupresus serpervirens.

    Para hemorróidas usa toma a tintura (ou o chá) de acordo com o que diz no texto. No caso do chá uma chávena 3 vezes ao dia.

    A menina pode usar o cipreste para rouquidão, quando precisar ou de vez em quando (quando necessita de esforçar a voz). Toma metade da dose para adultos. Pode aumentar ligeiramente a dose se for necessário; isto é: se não obtiver os resultados esperados.

    ResponderEliminar
  6. obrigada por exlplicar a respeito das plantas medicinais...DEUS abençoe vcs

    ResponderEliminar
  7. Eu vivo em Portugal, sou cantora e tenho cantado todos os dias. Aqui temos o Cupressus lusitanica. Ele fará o mesmo efeito que o
    Cupressus sempervirenspara a rouquidão?

    ResponderEliminar
  8. Qualquer espécie de cipreste serve. eu já usei vários para fazer a tintura. Também pode usar as "cinhas", os frutos do cipreste que são fáceis de encontrar... se encontrar.

    ResponderEliminar
  9. Ok! Muito obrigado! Só mais uma pergunta: ouví falar que o cipestre é um vaso reconstrutor e por isso pode enrrigecer as cordas... isso tem algum fundamento? como o cipestre age nas cordas vocais?

    ResponderEliminar
  10. O cipreste é um vaso constritor sim, mas também é um activador da circulação sanguínea.
    Já o que pode, ou não pode, é outra conversa...
    O meu lema é: usar só quando necessário (e a gente sente bem quando necesssita).
    Além disso nós usamos (comemos) vasoconstritores e vasodilatadores todos os dias. Seria necessário fazer grandes sobredosagens e uso contínuo e prolongado durante muito tempo para acontecer. Para além doutros desvios alimentares...
    REpare que o que se diz é "PODE" e, em teoria, tudo pode acontecer...
    Quem canta nem deve ter muita preocupação com isso. A hipótese de acontecer é ínfima. ACHO EU!
    Há uma coisa que lhe garanto: a perda de elasticidade das cordas vocais é muito pior e muito mais chata. O cipreste reverte esse quadro. Posso assegurar por experiência própria.

    ResponderEliminar
  11. Eu estou rouca faz um mês estou com a sinusite e rinite atacada fica uma especie de pigarra prendendo minha voz nos tons mais altos porque sou cantora em seguida minha voz se tona rouca .Vi sobre o cipreste fiz a tintura e já é o segundo dia que uso ,não ouvi diferença alguma na voz mas tenho sentido minha garganta seca ,estou tomando 5gotas 3vz ao dia diluido em uma colher de sopa de agua devo continuar.

    ResponderEliminar
  12. Se acha que a garganta seca é da tintura de cipreste e não da sinusite, deve reduzir a dose de tintura que toma diariamente.
    Devia fazer tratamento para sinusite e rinite. Eu faço um chá para a gripe com tomilho, camomila, eucalipto e flor de sabugueiro, junto um pouco de sumo de limão no final e tomo com mel, porque Alivia muito a inflamação da garganta. Antes de juntar o mel, separo um pouco desse chá e pingo nas narinas, com conta gotas (um conta gotas pequeno cheio, em cada narina). No início pode doer um pouco, mas ajuda a curar (isto se estiver a fazer algum tratamento)
    Em qualquer caso acredito que irá sentir o efeito da tintura de cipreste. Se a tintura é recente pode demorar mais tempo para resultar.

    ResponderEliminar
  13. Oi Biranta, eu tenho Edema de Reinck nas duas cordas vocais, atualmente tenho ficado sem voz mais seguidamente. Não quero operar.Mas ultimamente já acordo sem nenhuma voz . Minha pergunta é se o Cipreste também é bom para este meu caso.Posso me curar com essa tintura?

    ResponderEliminar
  14. Acredito que melhore muito com a tintura de cipreste, mas não posso garantir que cure... Nada como experimentar.

    ResponderEliminar
  15. vivi
    eu já procurei cipreste nas farmáias d fortaleza,nas lojas d produtos naturais e ninguem conhece,onde posso encontrar?queria muito provar...sou cantora e canto quatro vezes por semana,sendo tres horas d show sozinha...ajuda aí abraços

    ResponderEliminar
  16. meu nome é francisco, trabalho como professor no rio de janeiro e estou com rouquidão crônica; desejo saber onde comprar cipreste ou esse óleo essencial. já fui nesses locais onde vendem ervas e me mostraram uma erva que seria "cipreste", mas não comprei, pois é muito diferente da imagem divulgada. a erva que vi parecia mais com coentro. me ajudem!!!

    ResponderEliminar
  17. Vocês não encontram a árvore, os ciprestes, para colher uns galhos e fazer a tintura?
    Por aqui, na Europa, também não é comum encontrar cipreste ou pinheiro, por exemplo, nas lojas que vendem plantas medicinais. Só se encontra eucalipto e não é em todas.
    Eu colho os galhos, por aí, e faço as tinturas. No tecto explica como fazer a tintura.
    Ou então escolham outro tratamento. Há quem use chá de casca de cebola, por exemplo, ou uma gema de ovo com mel, aquecida em banho maria
    releiam o texto porqe acrescentei uma receita de gengibre com mel que também é muito boa.

    ResponderEliminar
  18. Para os Portugueses: o cipreste é a árvore que costumamos ver nos cemitérios, em todos existe. São aquelas árvores que assim que avistamos de longe, dizemos há ali um cemitério. Nos outros países já não sei...

    ResponderEliminar
  19. Hello everyone! I don't know where to start but hope this site will be useful for me.
    In first steps it is very good if somebody supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
    Thanks in advance and good luck! :)

    ResponderEliminar
  20. Olá, Biranta!
    seguinte, gostaria de um exclarecimento quanto ao óleo essencial de cipreste, o caso e que lí o seu artigo sobre tratamento da roquidão com tintura ou o proprio óleo, a minha duvida e que andei pesquisando onde comprar o óleo e notei q em todos os sites que retratam a venda do mesmo tem uma observação dizendo que não deve ser ingerido, agora estou na duvida, pode ou não pode ingerir o óleo essencial? presciso de uma resposta e q estou com uma roquidão terrivel ja faz quatro dias e presciso muito da minha voz, pois sou cantor e tenho alguns shows a fazer ainda essa semana. por favor me indique uma solução. desde já obrigado!

    ResponderEliminar
  21. Desculpe a demora mas não tenho tido tempo para responder.
    No entanto, também não posso ajudar.
    O óleo essencial de cipreste poder, ou não, ser ingerido, depende de como é preparado e, portanto, se diz que não pode ser ingerido,o melhor é não ingerir. Mas há óleos essenciais de cipreste que podem ser ingeridos, Eu usei um. Aliás, foi assim que descobri que curava a rouquidão. Depoiis passei a preparar a tintura...
    Talvez devesse fazer o mesmo: preparar a tintura... Ou então use o chá de cipreste mesmo. Se fizer muito forte (nota-se pela cor e pelo sabor, tome apenas um cálice, guarde no frigorífico e repita no dia seguinte. enfim, ajuste a dose em função das melhoras também.
    Mas ainda pode optar pelas outras dicas do texto...

    ResponderEliminar
  22. Esqueci de acrescentar:
    também pode aquecer, em banho maria, uma gema de ovo com mel, e tomar...

    ResponderEliminar
  23. Jéssica2/4/10 16:53

    Eu uso muito minha voz pois trabalho em telemarketing e canto na igreja 4 vezes por semana, tenho sentido muito cansaço na voz, pigarro e rouquidão.
    O q posso fazer ?

    ResponderEliminar
  24. Jéssica!
    Siga alguma das dicas do texto...
    Para si, o gengibre com mel, por exemplo, deve ser óptimo!

    ResponderEliminar
  25. Oi sou a Juliane e sou cantora
    o chá de cipreste funciona igual a tintura e o óleo essencial
    obrigada

    ResponderEliminar
  26. Quero saber se ao fazer o gengibre com o mel, tomo o que se formou da fermentação?

    Renato Luiz

    ResponderEliminar
  27. Toma o que se formou da fermentação, sim!

    ResponderEliminar
  28. e , mais queria saber de remedios que compramos na farmacia o q e bom, galera se puder responder no blog agradeco pois nao estarei ai no blog de vcs. o endereco ehttp://sementesdesabedoriaparatodos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  29. Juliane!
    O chá de Cipreste funciona tal como a tintura ou a essência... Eu é que não tenho o hábito de fazer e acho mais prático ter a tintura à mão, quando preciso.

    ResponderEliminar
  30. ola meu marido e locutor e vira e mexe esta rouco .Esse oleo de cipreste e bom ou so o gengibre c mel funciona
    obrigado

    ResponderEliminar
  31. Acho que o gengibre com o mel será suficiente para resolver o problema.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo8/1/11 14:59

    ola, eu tambem sou cantor, e quando acabo os ensaios ou os concertos fico rouco, bebo mel com limão mas nem sempre resulta, vou experientar agora o cipreste, é só fazer a tintura e tomar tres vezes por dia 5 gotas misturada cm agua numa colher né ?
    em relaçao ao gengibre com mel tenho outra duvida, colocei agora a fazer, depois de tar pronto, quantas vezes tomo por dia e como tomo ? e so colocar numa colher e tomar , nao percebo essa parte

    ResponderEliminar
  33. A tintura de Cipreste pode tomar 5 gotas, numa colher de sopa com água, quando acaba os ensaios. Pode repetir se for necessário. Tanbém pode aumentar um pouco a dose, se não resultar como pretende. Mas tem de ter cuidado, começar pela dose recomendada e, se for necessário aumentar, não o fazer antes de ensaios ou exibições, porque a voz pode "sair modificada" durante algum tempo...
    Quanto ao gengibre com mel (eu ainda não experimentei) e a autora da receita não especificou essa parte... Eu tomaria uma colher de café, de início, para perceber como funciona... Desculpe mas os Remédios Caseiros" são mesmo assim. Muitos dos textos que publico são resultado da minha própria experiência adquirida, às vezes, "à apalpadelas"...

    ResponderEliminar
  34. obrigado, vou começar a testar a partir de agora! :)

    ResponderEliminar
  35. Anónimo9/5/11 02:29

    Eu gostaria de poder ajudar o Blogger, deixando nova receita de remédio caseiro pois, ela foi de grande importância para mim que tenho problema de roquidão, esse remédio me fez ficar vários anos sem saber o que era ficar rouca. Coloca-se a telha nova lavada e quebrada por um ou dois dias na água filtrada e depois começa a beber, não há quantidade certa. Parecia brincadeira quando uma senhora de idade me ensinou e até me deu um pedaço da telha, eu saí dando risada mas não me custava nada tentar então,fiz e tomei.

    ResponderEliminar
  36. PATRÍCIA14/5/11 16:36

    Oi gostaria de saber se a árvore de cipreste pode ser considerado o mesmo que pinheiro de pinhão e se realmente funciona,pois eu tenho duas semanas para melhorar minha voz e tirar a ronquidão...bjs

    ResponderEliminar
  37. Anónimo2/6/11 21:31

    gostaria de saber o que é cipreste?
    pois nunca ouvir falar deste nome.

    atenciosamente
    obrigada pela atenção!!!

    thays rayara

    ResponderEliminar
  38. Estou com uma dúvida... Cipreste e Cedro é a mesma coisa??

    ResponderEliminar
  39. Eu quero fazer essa receita mas tem álcool mas eu só tenho 15 anos posso??? me responde porfavor

    ResponderEliminar
  40. Eu tenho 15 posso fazer essa receitar com álcool??? me responde por favor

    ResponderEliminar
  41. Anónimo4/9/11 00:04

    por favor gostaria de um remedio que faça eu melhorar minha vos porque so vivo roca direto

    ResponderEliminar
  42. moro no Nordeste do Brasil, onde posso encontrar o cipreste?Existe outro nome para ele aqui no Nordeste/ como encontrar e posso usar durante um longo tempo? Tem efeitos colaterais? qual ooutro remédio que substitui com eficácia comprovada e facil de encontar aqui em minha região de Pernambuco? obrigada!

    ResponderEliminar
  43. anônimo ge: eu vivo roca, e nem canto, mais eu não posso chorar, que logo vem a roquidão será emocional?

    ResponderEliminar
  44. Estou com pigarro e rouquidão, me disseram que isso é um problema gástrico (refluxo). Mesmo que seja, posso tomar o Cipreste? vai ter algum efeito?

    ResponderEliminar
  45. Amanda Marcondes31/10/12 16:21

    estou muito rouca e amanha tenho uma apredentaçao na escola, gostaria de saber se tem algum remedio caseiro que faça efeito rapidamente

    ResponderEliminar
  46. olá sou rouca desde que eu nasci mas canto nas igrejas se fico nervosa fico sem voz se falao alto ou grito do costume fico rouca tenho muito insigurança ate pra cantar mas comecer a usar em escolas mais e todos os dias fico zerada de voz o que tomar????

    ResponderEliminar
  47. para o gengibre com mel, qual quantidade serta que se pode tomar
    pois estou cada dia mas afonica , principalmete ao levantar.
    obrigada.
    Ah! SOU DIABETICA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é diabética devia tomar a tintura ou chá de cipreste. Também pode tomar chá de casca de cebola. Se insistir resolve.
      Quanto ao gengibre com mel, no seu caso deve tomar a quantidade mínima para fazer efeito:
      toma uma colherinha de chá e espera uns 15 minutos. Se aliviar o suficiente não toma mais; se não aliviar toma mais um pouco...
      Talvez você devesse fazer o chá de casca de cebola e tomar o gengibre com mel também para obter efeito com a dose mínima de mel...

      Eliminar
  48. estou roca a20 dias e não melhoro presizo urjemte da minha voz me ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. chá de cipreste ou de casca de cebola ou de perpétuas rochas ou de irísimo, várias vezes ao dia. Mel com própolis também pode ajudar se houver inflamação...
      Também pode juntar mel a uma gema de ovo e aquecer em "banho maria" e tomar quente.

      Eliminar
  49. Boa tarde ! Eu estou com problema de rouquidão há 2 semanas e ja tomei bastande mel e gengibre e ate agora não melhorei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Use o chá de casca de cebola ou o chá de cipreste. Se desconfia de inflamação faça chá com cravinho (uma colher de café de cravinho para 200 ml de água), adoçe com mel e tome quente. Também pode fazer chá de limão com alho e mel ou tomar mel com própolis. Se nada disto resultar vá ao médico para investigar o que se passa.

      Eliminar
  50. Estou com problema de Rouquidão a 2 semana.

    ResponderEliminar
  51. Peido bastante, quero uma remédio para diminuir os gases.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. use o carvão vegetal mas o mais eficiente é actuar na alimentação; identificar os alimentos que provocam os gases e evitá-los. Chá de camomila com erva doce é bom...

      Eliminar
  52. boa tarde
    Algo urgente par rouquidão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomar gengibre com mel ou chá de cipreste, ou chá de casca de cebola bem forte...

      Eliminar
  53. Tenho a lingua presa e a voz desafinada por sequelas de um rapido coma. Sou ator e estou escalado para uma peça, preciso ter uma voz boa em 4 mesess esses produtos me ajudaram nesse tempo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, com certeza. O cipreste pode fazer maravilhas não apenas ao nível da rouquidão.

      Eliminar
  54. Sou ator e por causa de problemas de saude fiquei com a lingua presa e desafinada, mas tenho uma dicção boa para atuar, preciso em 3 meses uma voz boa para cantar e interpretar sera que isso me ajudaria?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cipreste pode fazer maravilhas não apenas ao nível da rouquidão. Ajuda com certeza e, nas emergências eu como uma rodelinha de gengibre com uma colherinha de mel...

      Eliminar
  55. Ajudam com certeza. Nas emergências eu como uma rodelinha de gengibre com uma colherinha de mel...

    ResponderEliminar
  56. Sou fumate e a minha voz esta rouca gostaria de saber se eu posso tomar o óleo essencial de cipreste e como devo tomar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O texto fala de tintura de cipreste, caseira, feita com álcool ou com bebida muito alcoólica. Essa toma 5 gotas por dia, diluídas em água. Quando se sentir bem pára.
      Quanto à essência, se conseguir comprar uma que possa ser ingerida, pode tomar segundo as indicações; mas a maioria das essências não são suficientemente puras para poderem ser ingeridas, porque são feitas para queimadores, para massagens...

      Eliminar

ATENÇÃO!
Um recado importante para quem procura Plantas Abortivas.
NÃO ESCREVAM COMENTÁRIOS com PERGUNTAS nos espaços de resposta a outros comentários. PORQUE EU NÃO CONSIGO ENCONTRAR ESSES COMENTÁRIOS NEM RESPONDER, MESMO QUE QUEIRA.
E ainda tenham em conta que:
Há vários textos neste blogue sobre o assunto. Os 2 textos mais visitados e que aparecem mais frequentemente nas listas de buscas, "Plantas Abortivas - Comentários" e "Plantas Abortivas (II)" têm muitos comentários e, por isso, é impossível responder aos comentários que chegam porque demora uma eternidade para chegar até eles.
NÃO DEIXEM PERGUNTAS NESSES TEXTOS. NÃO CONSIGO RESPONDER NEM QUE QUEIRA.
Há textos mais recentes, com menos comentários que, por enquanto, ainda permitem responder...
Em todo o caso Leiam com atenção o que está escrito porque já respondi a tudo e porque as respostas podem demorar muito. Antes de deixar uma pergunta faça uma pesquisa no blogue com as frases que vai escrever... Talvez consiga ir directo para as respostas.